03 dezembro 2008

Como Tudo Surgiu?

Muita gente que freqüenta o Boka ou que acessa o blog não sabe como surgiu o Boka Jovem.

Bom, vou aproveitar o post de hoje para tentar mostrar o tamanho do trabalho de Deus em nossas vidas.

O Ministério Jovem da nossa igreja vivia um momento crítico. Digo momento crítico porque os jovens, incluindo esse que vos tecla, estavam deixando a igreja. É aquela velha história. O mundo oferece coisas mais interessantes, sem regras e sem compromisso. Resumindo, o mundo te dá tudo e não te cobra nada em troca. Esse é exatamente o ponto que leva muitos jovens da nossa igreja a sair. E com os nossos jovens não foi diferente. A igreja tinha as programações de JA nos Sábados a tarde. E na Sexta? O que um jovem sem compromisso faz em uma sexta feira?




Então, começamos a pensar em fazer alguma coisa para manter os nossos jovens na igreja, novamente me incluindo entre esses jovens que necessitavam de uma ocupação.

Foi então que surgiu a idéia de montar um pequeno grupo, para fazer o pôr-do-sol, cantar, ler a Bíblia e jogar conversa fora.

Ensaiamos por muito tempo a criação desse grupo, foi então que o Pr. Daniel surgiu na igreja do Boqueirão. O cara chegou todo mala, cheio de alergia (o Pr. não pode chegar perto de um ursinho de pelúcia que já começa a espirrar), esquisitices(só come pizza de atum com cebola) e com um GPS que não funcionava, ou melhor, funcionava, mas se vc estivesse no boqueirão e quisesse ir para São José dos Pinhais, o GPS mandava você ir ao centro de Curitiba e voltar pelo contorno sul!


Bom, voltando ao assunto... O Pr. Daniel chegou e resolveu ajudar na criação desse grupo. Algumas sextas-feiras depois e estavamos lá fazendo nosso pôr-do-sol.

Como no começo de qualquer coisa, estávamos desorganizados, com pouca gente e imaginando que nossa idéia não daria certo.

A nossa primeira reunião foi uma decepção. Pensamos que teríamos uns 20 jovens... Nossas expectativas foram pelo ralo quando deu 20:30 e tínhamos apenas 7 pessoas, ou seja, não apareceria mais ninguém.
A princípio ficamos decepcionados, mas já era de se esperar... o evento mal foi divulgado. Foi de boca em boca... mas tudo bem....tínhamos que nos organizar para a próxima sexta!

Para a nossa surpresa, na sexta-feira seguinte, o número aumentou! Não, não foi um aumento exagerado... subimos de 7 para 12 pessoas! Estava dando certo! Tínhamos a certeza de que iria dar certo.

Foto1 - Segunda Sexta-feira, no início de tudo... Musicas no DVD, cadeiras vazias e o Dud cantando(fazer o que, não tinha ninguém mais)

E assim prosseguimos, de 12 para 15... de 15 para 20...e assim sucessivamente(acho que é assim que se escreve).

Bom, agora já era certo! O pequeno grupo estava indo pra frente, um passo de cada vez. Logo surgiu o nome Boka Jovem, referência aos Jovens Adventistas da Igreja do Boqueirão. Após o nome surgiu a criação do nosso logotipo, a peça de quebra-cabeça, dando a idéia de que todos nós somos peças fundamentais para levar pessoas à Cristo!

Foto2 - Primeira versão do logotipo. Usamos por bastante tempo e foi o tema da nossa primeira camiseta




O Boka já estava criado, organizado (nem tanto) e uniformizado. Com o time pronto, só faltava entrar em ação... Foi então que começamos a ir além das sextas-feiras. Iniciamos as nossas visitas missionárias para aqueles que por algum acaso não estavam mais freqüentando a nossa classe jovem.

Muito louvor, mensagem espiritual, oração, sucos de laranja e cachorros correndo atrás de nos! Foi exatamente assim que começas as visitas...

Foto3 – As primeiras visitas, recebidos com suco e bolo!

Pronto, depois de algumas visitas, já tínhamos recuperado alguns jovens que não sentiam mais prazer em estar na igreja. Agora nosso trabalho era mostrar que a igreja é um lugar bom e que dá pra se divertir com responsabilidade.

Foi então que surgiu o primeiro passeio do Boka. Salto dos macacos foi nossa primeira aventura, e que aventura! Mosquitos, chuva, lama, rio geladíssimo e falta de ar. Esses foram os obstáculos que enfrentamos pra chegar ao topo do morro e encontrar uma das mais lindas cachoeiras que já vi em toda minha vida.

Foto 4 – Salto dos Macacos, um paraíso escondido no meio da Floresta de Morretes.

Após o Salto dos Macacos, tivemos o acampamento de verão da IASD Boqueirão, na Villa Passaredo (Tijucas do Sul). Foi no acampamento que nós fizemos mais amigos, nos divertimos, nos aventuramos e foi também o local da estréia da nossa apresentação “Morri Para Te Salvar”. Foi através da nossa apresentação, com total auxílio do Espírito Santo, que conseguimos tocar o coração de várias pessoas que mais tarde vieram a se batizar.

Foto 5 – Último dia de acampamento, mas o primeiro dia de compromisso com Deus.

Quase na metade de 2008 recebemos o convite para participar do Campori de Jovens da ASP. Lógico que o Boka não iria ficar de fora. Mas precisávamos dar uma cara nova ao Boka, foi então que o Evandro elaborou uma camiseta nova, com um logotipo novo para o Boka. A camisa foi um sucesso, todos que cruzavam conosco nas ruas de Faxinal do Céu perguntavam como poderiam conseguir uma igual!

Foto 6 – Camisa G2, a nova cara do Boka Jovem.







Foto 7 - Campori de Jovens em Faxinal do Céu. Muito frio e muito OVO!


O Campori foi muito bom, apesar do frio de 5º ao sol e de termos ovo todos os dias como mistura. O Campori também serviu para divulgar o trabalho do Boka para as outras igrejas do Paraná. Assim começaram a surgir vários convites para fazermos programação JÁ nas igrejas de Curitiba. Foi assim que desenvolvemos mais algumas apresentações e elaboramos o JA Escolhas.


O Trabalho do Boka finalmente tinha dado certo. Já estávamos estruturados, com a média de 70 pessoas por sexta-feira, sendo pelo menos 15 visitas.
Como nosso trabalho estava dando certo e estava tomando proporções que nunca havíamos planejado, nos demos ao luxo de nos divertir um pouco antes de voltar à luta.

Esses momentos de diversões nos proporcionaram uma viagem inesquecível para as 14 Cachoeiras de Corupá, alguns hematomas no nosso campeonato de PaintBall e alguns braços doloridos na nossa escalada Indoor.


Foto 8 – 14 Cachoeiras de Corupá. Uma viagem inesquecível mesmo!




Foto 9 – Campeonato de PaintBall. Tropa de Elite Boka Jovem!






Foto 10 – Escalada Indoor. Nessa eu não fui, sou cardíaco! :p


E assim segue o trabalho do Boka, momentos divertidos, momentos de responsabilidade, momentos de louvor e momentos de adoração à Deus.

Se você nunca viu uma reunião do Boka, está convidado a vir e trazer seus amigos. Garanto que você não vai se arrepender!


“O trabalho não termina. A vida exige disposição e coragem para prosseguirmos em nossa missão. Jesus espera que coloquemos à Sua disposição tudo o que somos e temos. Tudo que sentimos e fazemos. Em troca nos dá o prazer incomparável de Servir!”


Por esses Dons que nos dá,
Por tanta força e vigor.
Pelo prazer de falar
Do Seu poder criador

Pelo Sangue na Cruz
Vertido só por Amor
A Deus seja a Glória

Pela palavra que trás
A água que faz viver
Pela verdade eficaz
Que minha vida faz renascer

Por essa fonte a jorrar
Por esse eterno Poder
A Deus seja a glória
E o Louvor!”



É com esse pensamento que estamos finalizando 2008 e iniciando 2009. Não merecemos reconhecimento, nada de bom vem de nos, mas sim de Deus!

A Deus seja a Glória e o Louvor!

Um comentário:

Anônimo disse...

Qui lindo! =) Espero que Deus abençoe o Heróis assim como abençoou o boka! =))

Bjo da Daya

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...